Suzano- Muito além de registrar a realidade à nossa volta, a fotografia, atrelada a reflexões sobre assuntos de interesse público, é capaz de transformá-la. Desta forma, nasce o projeto Olhares da Floresta, que propõe trazer reflexões sobre nossa cultura, costumes e ações relacionadas ao meio ambiente e à nossa floresta. É com esse objetivo que os estudantes da EM Profª. Mércia Amaral Andrade Pinto, em Suzano, recebem o projeto entre os dias 03 e 18 de novembro. A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da transportadora NTS.

Com encontros de segunda a sexta-feira na instituição, os arte-educadores desenvolverão as ações relacionadas a educação ambiental com os estudantes e professores. Nas atividades, além dos participantes aprenderem técnicas fotográficas, terão momentos de reflexão sobre a importância de perceber e cuidar do mundo em que vivemos por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.

As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre as crianças e adolescentes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.

Durante as atividades, também são realizadas plantações de horta na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é gerar consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.