Região - A direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) assinou, na manhã de ontem (23), um termo de cooperação com a Fundação Casa para implantação do Programa Pós-Medida, que visa a reintegração de jovens infratores na sociedade após o cumprimento da medida. A parceria será executada pelo Estado e municípios, com a participação da ONG Gerando Falcões.
O documento foi assinado na sede da Fundação Casa com a presença do secretário de Estado de Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa; do presidente do consorcio e prefeito de Guarulhos, Guti; a prefeita Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos); o coordenador da Câmara Técnica de Assistência Social, Rodrigo de Freitas Siqueira, além de secretários e gestores de Assistência Social dos municípios.
O programa 'Pós-medida' foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça e tem como objetivo acompanhar adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas, a fim de reinseri-los na sociedade e reduzir a reincidência de atos infracionais.
Atualmente na região funcionam três Centros de Atendimento da Fundação Casa, sendo um em Arujá e dois em Itaquaquecetuba. Pelo Condemat, também há três unidades em Guarulhos. No período de 2021 a 2022, apenas Salesópolis não teve registros de internos.
A partir do termo celebrado, cada município terá um plano de trabalho específico e poderá buscar novas parcerias com empresas e entidades para o desenvolvimento do programa.