Mogi- A Black Friday conquista importância no calendário do comércio a cada ano. Nesta edição, as promoções da última sexta-feira de novembro ganharam mais um ingrediente: a Copa do Mundo. A expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) para a data é uma alta de 10% em comparação com 2021. Levando em consideração este potencial, a entidade orienta os comerciantes a apostarem nos eventos para aumentarem as vendas.

Dados da pesquisa de intenção de compras na Black Friday realizada pela PiniOn a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostram que 39% dos consumidores pretendem fazer compras na data. O levantamento, que ouviu mais de 1,6 mil pessoas de todo o Brasil, indicou que dois a cada cinco brasileiros pretendem antecipar as compras de Natal durante o evento.

Entre os itens mais buscados pelos consumidores na Black Friday se destacam as roupas, calçados e acessórios (37%), celular (32%), computador, notebook e tablet (20%) e televisor (19%). A Copa do Mundo também impactará as vendas, 23% dos entrevistados vão procurar calçados para praticar esportes e 22% contaram que pretendem adquirir camisas da seleção brasileira.

As compras feitas na sexta-feira de ofertas integram as expectativas para as vendas da Copa do Mundo. Levantamento da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o campeonato deve movimentar R$ 1,5 bilhão no varejo brasileiro. "Mesmo que a Black Friday tenha se consolidado no Brasil pelas compras online, os comerciantes precisam ter em mente que não é uma data apenas para as lojas virtuais. Esta é uma ótima oportunidade para os comércios físicos também", orienta o diretor de Eventos e Marketing da ACMC, Rafael Martins Lopes.