Alto Tietê - As Secretarias de Saúde das cidades mais populosas do Alto Tietê confirmaram a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 31 deste mês, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A adesão da comunidade, na média, segue abaixo da metade do público-alvo.
A busca pela imunização contra a pólio ganhou notoriedade na imprensa nacional após a investigação de um possível caso da doença, que está erradicada no Brasil desde a década de 1990, na cidade de Santo Antônio do Tauá (PA), com uma criança que apresentou sintomas e teve a mobilidade dos membros inferiores comprometida.
A Secretaria de Estado da Saúde, questionada pela reportagem, afirmou que a vacina contra a pólio segue disponível em caráter permanente nos postos conforme o Calendário Nacional de Vacinação definido pelo Ministério da Saúde, e que os municípios devem realizar a busca ativa para as crianças em falta para a atualização.
As prefeituras das cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Guararema e Poá informaram por nota que a ação de imunização contra a paralisia infantil segue em sincronia com o calendário nacional até o dia 31 de outubro.
Para receber a dose, as secretarias orientam que os pais ou responsáveis pelas crianças devem ir até o posto de saúde mais próximo de sua casa, com a caderneta de vacinação.
Cobertura no
Alto Tietê
A Secretaria de Estado da Saúde, procurada pela reportagem, estimou que a cobertura da vacinação contra a poliomielite no Alto Tietê está em 43,3% do público-alvo, com crianças de um a quatro anos a serem imunizadas. "Na campanha de multivacinação, 73% das crianças da Grande São Paulo que compareceram aos postos receberam ao menos uma dose de vacina contra outras doenças", explicou a Pasta.
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou em nota que o índice de cobertura contra a pólio está em aproximadamente 50% da meta para o público, enquanto que a cidade de Suzano apontou um índice de cobertura de 68% de sua população mais vulnerável à doença.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba contabilizou 12.071 doses aplicadas de um total de 24.887 crianças aptas a receber o imunizante, o que representa proporcionalmente cerca de 48,5%.
Na cidade de Guararema, a Pasta da Saúde contou uma cobertura de 77,9% de suas crianças. A cidade de Poá, por sua vez, somou 3.747 aplicações, mas não informou qual é a proporção junto ao público-alvo total.