Suzano - A cidade deu início ontem (17) ao mutirão de exame de espirometria, que busca diagnosticar Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), como asma, bronquite, entre outras. A força-tarefa ocorre pelo Programa AbraçAR, da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, por meio de uma parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). As ações ocorrem no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz, no Parque Santa Rosa, e seguem até 27 de outubro (quinta-feira). A cidade é a primeira da região a promover o atendimento em razão dos agendamentos já feitos na rede municipal.
Neste período, os pacientes já encaminhados pelas unidades de saúde precisam entrar em uma cabine de biossegurança e inspirar e expirar o ar para verificar a capacidade pulmonar, de acordo com as instruções do profissional que opera o equipamento. O objetivo é dar agilidade ao atendimento, desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o diagnóstico precoce.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, acompanhou o primeiro dia e disse acreditar que será alta a quantidade de exames a serem realizados. "Queremos zerar a fila das pessoas que precisam passar por esse procedimento. Nossa estimativa é de que cerca de mil pessoas façam esse exame e depois possam ter o encaminhamento para o tratamento de uma possível enfermidade", destacou Ishi.
Para o chefe da Pasta, esse tipo de exame se tornou mais necessário em razão das sequelas da Covid-19. O Ambulatório de Especialidades Médicas fica na rua Kazuo Kajiwara, 33.