Mogi - Na madrugada de ontem (28), a Escola Municipal Professor Adolfo Cardoso, no bairro Quatinga, em Mogi das Cruzes, foi invadida e dois cilindros de gás foram roubados. De acordo com um morador do bairro, há uma câmera de segurança em frente ao estabelecimento que não funciona.
A reclamação de Edilson Pereira, morador de Quatinga e pai de um dos alunos, vai além do ocorrido. "Em frente a escola tem uma câmera, só que ela está com problema já faz vários meses. Se ela estivesse funcionando, daria para a gente saber quem foi que entrou na escola. Há duas câmeras no bairro, e nenhuma delas funciona", explicou. Ele também revelou que houve outras reclamações, mas nenhuma medida foi tomada para manutenção das câmeras.
Segundo Pereira, os alunos e pais também foram prejudicados: "Na parte da manhã, todos os alunos que foram estudaram até 9h30. À tarde eles conseguiram um botijão emprestado, e estão com aulas normais. Tem muitas mães que vão trabalhar e que precisam de seus filhos na escola".
Em resposta à reportagem, a Prefeitura de Mogi comunicou que a Secretaria da Educação atendeu prontamente às necessidades da escola para assegurar o atendimento aos alunos, e confirmou que pela manhã as aulas foram prejudicadas, mas que no período da tarde a unidade funcionava normalmente. Segundo a nota, as escolas possuem alarmes ligados à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) e são atendidas pelas Rondas Escolares da Guarda Municipal. A Prefeitura informou que intensificará as medidas de segurança, com ação integrada das Pastas de Educação e Segurança. Em relação às câmeras, foi informado que a manutenção está na programação, mas não foi informado o prazo.
*Texto supervisionado pelo editor