Alto Tietê - Nas eleições gerais deste domingo, o Alto Tietê organiza medidas extraordinárias para garantir o direito ao voto da população com planejamento especial de segurança e transporte público para o bom andamento do pleito e transparência na votação. Outras medidas também estão sendo tomadas para o deslocamento seguro das urnas aos colégios eleitorais.

A Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes informou que os trabalhos para assegurar a cidade foram definidos em reunião com o juiz eleitoral do município. Ficou firmado que caberá a 140 guardas municipais a proteção das urnas nas escolas de hoje ao início das eleições amanhã, quando o contingente reforçará o entorno dos colégios eleitorais em pontos específicos. A segurança nos locais de votação será de responsabilidade da Polícia Militar (PM).

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana afirmou que vans adaptadas estarão de prontidão em caso de necessidade, e haverá reforço nas linhas municipais no horário das eleições, das 7 às 17 horas). A frota rural, segundo o município, funcionará com horário de dia útil.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) estará atuando juntamente às escolas que abrigarão as urnas, estando à disposição dos mesários, chefe de cartórios e juízes. A Secretaria de Transportes do município informou que, até o dia 29, a logística especial do transporte público estava sendo definida junto à empresa responsável pelo serviço na cidade, mas que, em relação ao trânsito, não haveria alterações.

Após reunião com a Justiça Eleitoral, foi definido que a GCM de Suzano irá dispor de seu efetivo nos locais de votação da cidade. Como suporte, uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e outra do Canil estarão de prontidão caso o efetivo seja acionado pelos demais agentes, enquanto a PM se responsabiliza em conter casos de crimes eleitorais. A Secretaria de Mobilidade Urbana anunciou que terá interdições em alguns pontos da cidade, mas que a frota de ônibus será reforçada - no entanto, a pasta esclarece que não será oferecida a gratuidade no transporte além das que já estão estabelecidas (idosos e estudantes).

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos afirmou que a Guarda Civil e a Polícia Militar irão trabalhar de forma integrada, tanto na escolta das urnas, quanto na fiscalização dos ambientes de votação. Pontuou também que será realizado um esquema especial para atender os passageiros que utilizam o transporte público, mas que as passagens não serão gratuitas.

Em Arujá, a prefeitura notificou que, segundo a concessionária de transporte coletivo na cidade, a frota irá funcionar com os horários hoje, mas com reforço desde o início até o final do horário de votação. Será disponibilizada também uma reserva de frota para quaisquer demandas imediatas. Quanto à segurança, a pasta informou que haverá reforços na GCM e demais agentes de segurança pública. A Secretaria de Segurança Urbana de Poá notificou que os trabalhos irão das escoltas das urnas até o encerramento das eleições, com policiamento em todos os locais de votação para inibir crimes eleitorais. A Prefeitura informou que a GCM ficará responsável pela segurança de 17 escolas, e a PM se certificará de outras 12 unidades escolares; reforçados por dois agentes do Departamento de Fiscalização de Postura, e que o transporte público municipal também contará com escala de horários de dia de semana.

Em Santa Isabel, a Prefeitura explicou que os agentes de fiscalização de trânsito serão imbuídos de cumprir as ações requeridas pela Justiça Eleitoral, interditando áreas de estacionamento e vias nas proximidades do cartório eleitoral e estando presentes nas vias de acesso às seções eleitorais de maior movimento. A Prefeitura da cidade também afirmou que haverá transporte público gratuito para os bairros mais afastados, tanto da zona urbana quanto na zona rural.

Por fim, a Prefeitura de Guararema informou que as funções de segurança ficarão a cargo da Polícia Militar. Os ônibus funcionarão com horários de hoje.

*Texto sob supervisão do editor.