Alto Tietê - O governo do Estado baixou um novo decreto ontem que libera o uso de máscaras em todo o transporte coletivo. A decisão refletiu também em alguns municípios do Alto Tietê, que devem mudar políticas públicas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O decreto estadual foi elaborado com base no antigo Comitê Científico (atual Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo), que manteve a obrigatoriedade das máscaras apenas nos locais voltados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, clínicas médicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Para o Conselho Gestor estadual, o cenário epidemiológico atual do Estado permite o fim das máscaras no transporte público, mas orienta que grupos mais vulneráveis da população podem continuar usando máscaras dentro de ônibus, trens e metrô, como idosos e pessoas imunossuprimidas. Também foi citado que o Estado conta com altas taxas de cobertura vacinal, expressiva queda nas internações e uma taxa de óbitos por milhão de habitantes menor que em países desenvolvidos, condições consideradas mais favoráveis que as adotadas pelos Estados Unidos e países da Europa.
Segundo dados do governo do Estado, a queda no número de internações e mortes em razão da Covid-19 no início de setembro foi de mais de 90% na comparação com o começo do ano. "O total de pacientes internados na UTI despencou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 atualmente, e a média móvel de mortes caiu de 288 em 9 de fevereiro para 27 no mesmo período", concluiu em nota.
No Alto Tietê
A Secretaria de Saúde de Suzano informou que determinou ontem, por meio de decreto municipal, o cancelamento da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte coletivo de passageiros, locais de acesso, embarque e desembarque (como paradas e terminais).
Segundo a Prefeitura, a decisão teve como base a nota técnica do Conselho Gestor da Secretaria de Estado de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, e o decreto estadual que liberou a utilização das máscaras.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Saúde, confirmou que, desde ontem, o uso de máscaras no transporte coletivo do município tornou-se opcional. Já a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou em nota na tarde de ontem que publicará na semana que vem um novo decreto flexibilizando o uso no transporte público.
Segundo a Prefeitura de Arujá, ainda não existe um decreto municipal encerrando o uso de máscaras no transporte coletivo. Com isso, a obrigatoriedade continua.