Suzano - A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou ontem que os projetos de reformulação das estações Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba da Linha 11-Coral deverão ser concluídos até o primeiro semestre de 2023. Em entrevista coletiva concedida na estação Suzano por gerentes da companhia, foi afirmado também que o processo de licitação deve ser finalizado até o fim do ano.
O encontro contou com a presença de Eduardo Tavares, gerente de projetos da CPTM, e Rodrigo Pontes, responsável pelo setor de Comunicação e Marketing. Eles prestaram contas sobre as obras em andamento e intervenções previstas nas Linhas 11 e 12-Safira, que cortam a região.
Para a estação Mogi das Cruzes, os representantes da autarquia reforçaram que os serviços de topografia da região já foram concluídos, e a equipe de arquitetos está trabalhando na criação dos projetos da nova estação no centro da cidade. Sobre a previsão de investimento para o projeto, Tavares reiterou que apenas com a conclusão do projeto executivo da obra será possível fazer uma estimativa do custo da readequação da estação. O gerente de projetos destacou que, em 2021, a CPTM chegou a abrir uma licitação para a elaboração dos projetos executivos de reforma de três estações de Mogi das Cruzes - Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba - mas, devido à falta de ofertas no pregão, os projetos estão sendo criados pelas equipes da companhia.
Os gerentes também falaram da passarela que será instalada na rua Dr. Deodato Wertheimer, como uma solução para o impasse apresentado no final de 2021 pelo fechamento da passagem de nível, rejeitada pela comunidade e pela prefeitura. As autoridades reforçaram que o projeto também está em fase de conclusão com previsão para o início do ano que vem, e que será feito em conjunto com a reforma da estação Mogi das Cruzes.
Questionados pela reportagem sobre o envolvimento da sociedade civil e da Prefeitura nas obras nas estações, os gerentes reiteraram que as conversações estão ocorrendo com os municípios, com a cooperação para intervenções de integração de vias e de outros projetos, como a mudança de vias no entorno de Mogi e do novo terminal de ônibus em Itaquá.
Aracaré
O edital, com investimento previsto de R$ 49,9 milhões, para o projeto de recuperação da estação Aracaré, da Linha 12-Safira da CPTM, foi publicado na última sexta-feira (23), com expectativa para a sessão pública de encaminhamentos das propostas no dia 20 de outubro. A obra, que tem previsão de 24 meses, visa a acessibilidade e modernização. Segundo a gerência de projetos da CPTM, a previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano, caso não ocorram atrasos no processo licitatório.