O grupo Contadores de Mentira embarcou para a Espanha para participar de dois grandes eventos de arte, o “IV Encuentro Internacional Sobre Teoria y Práctica de las Artes Escénicas” que ocorrerá em Madri e da 2ª edição do Festival “Tradición, Transmisión, Transgresión - Encuentro Internacional de Mujeres Creadoras”. O grupo tem conduzido uma carreira internacional muito sólida, tendo feito mais de 15 viagens para o exterior nos últimos anos, passando por América Latina, Caribe e Europa.
Durante todo o mês o grupo participará dos dois eventos compartilhando obra, pesquisas artísticas e pensamentos.
Para esta ocasião levará a obra “Cícera”, um trabalho que aborda os temas da migração, desigualdade social, analfabetismo e tradição popular.
O “IV Encuentro Internacional Sobre Teoria y Práctica de las Artes Escénicas” traz este ano o tema: "Equilíbrio e perspectivas do teatro de grupo". O encontro conta com a prestigiosa participação e apadrinhamento de um dos mais importantes encenadores europeus, EUGENIO BARBA, referência internacional para todo aquele arquipélago de grupos que ele próprio definiu "Terceiro Teatro". Dirigido por Gregorio Amicuzi, o encontro busca estabelecer um diálogo entre artistas espanhóis e artistas de diferentes partes do mundo, o encontro define um programa diversificado que estabelece o contato direto entre as pessoas, quebrando a barreira entre artista e público.

Participam desta edição professores, artistas e entidades culturais, que realizarão master classes, workshops, demonstrações de trabalho, participação em palestras, conferências e espetáculos.
Além do grupo brasileiro Contadores de Mentira, também estarão grupos da Dinamarca, Itália, México, Noruega, Espanha, Argentina, Polônia, Alemanha e outros.
Já o segundo evento Festival “Tradición, Transmisión, Transgresión - Encuentro Internacional de Mujeres Creadoras” faz parte do Projeto “The Magdalena Project” uma rede internacional de mulheres nas artes contemporâneas. O encontro é dirigido por Viviana Bovino, sócia e fundadora do L.I. Residui Teatro, e terá esta segunda edição dedicada ao tema: Mulheres, Memória e Migração. “Tradição-Transmissão-Transgressão” pretende refletir sobre o papel da mulher na transmissão e manutenção de algumas tradições culturais e a responsabilidade de transformá-las onde as mesmas tradições confirmam uma perspectiva social que não garante igualdade de oportunidades e direitos.
Durante o encontro deste ano, será proposto a reflexão sobre as mulheres que promovem processos comunitários, que detém e transmitem memória e favorecem a conexão com as raízes. Por outro lado, também se discutirá sobre à mulher que emigra, transita, viaja. As mulheres "migrantes/refugiadas" são um território de memória viva "em movimento" Como e que raízes viajam com elas? O corpo da mulher é um território vivo da memória, comenta Viviana Bovino idealizadora do Encontro.
Neste encontro o grupo participa compartilhando com grupos de muitos lugares, como País de Gales, Grã Bretanha, Noruega, Colômbia, México, Suíça, França, Espanha e Itália.
“Para nós é sempre uma grande oportunidade e alegria estar em circulação com nossos trabalhos, seja por nossa região, estado, país ou pelo mundo. O principal sentido do nosso trabalho é encontrar com pessoas e criar processos de reflexão e conexão entre sociedade e arte. Estamos muito contentes, claro, com o convite dos Festivais e com o reconhecimento de nosso trabalho pelo mundo afora”, comenta Daniele Santana, atriz do grupo.
O grupo compartilhará em suas redes um pouco do vivido e partilhado nos Encontros, quem quiser acompanha-los pode conferir pelo instagram e facebook @contadoresdementira.