A reportagem entrou em contato com as prefeituras das cidades que participaram da III Fiscalização Ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para a rede municipal de Ensino.
A Secretaria de Suzano enviou nota afirmando que as questões levantadas pelo TCE-SP na escola Luiz Romanato são simples e que já estão sendo providenciadas, como a reposição de telhas, pedras na cobertura, ausência de tela milimetrada na cozinha e pichações no espaço interno. “A pasta destaca não haver necessidade de laboratório de informática, uma vez que os computadores Chromebook, quando precisam ser usados, são levados às salas de aula”, afirmou.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que os problemas estruturais nas duas unidades serão abordados pela empresa contratada pela Administração Municipal. Acerca do transporte escolar , o município informou que o apontamento foi relacionado à documentação de um dos motoristas de uma empresa terceirizada, e que está sendo solucionado.
A pasta da Educação de Itaquaquecetuba que as demandas do tribunal estadual sobre quadra poliesportiva, novo banheiro masculino e substituição do modelo de instalação elétrica serão resolvidas pela secretaria.
A Prefeitura de Poá afirmou, em nota, que a EMEB Padre Eustáquio passará por reforma geral, e que está em andamento o processo licitatório, e que a Edison Alves de Oliveira passará por reparos nas áreas afetadas, e que está em andamento um processo administrativo com a Secretaria de Obras, Planejamento e Habitação para a adequação dos prédios para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A Secretaria de Educação de Arujá informou que “está se apropriando dos apontamentos realizados pelo Tribunal e analisando-os; no entanto, está tomando as providências necessárias para solucioná-los”.