Região - Educação Inclusiva e Equidade é o tema do 3º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, que se inicia no próximo dia 30 de agosto. O Fórum, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), por meio da atuação da Câmara Técnica de Educação, contará com cinco sessões virtuais de palestras e debates com especialistas nacionais e internacionais.
Cerca de seis mil profissionais das rede municipais de Educação das cidades do Condemat, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos e profissionais de apoio, que atuam nas diferentes etapas e modalidades educacionais, já estão inscritos e terão a oportunidade de debater, aprofundar conhecimentos e trocar experiências participando das sessões, que serão transmitidas pelo canal do Youtube (www.youtube.com/c/FórumEducaçãoAltoTietê) , às terças feiras, das 19 às 21 horas, de 30 de agosto a 27 de setembro.
Depois do sucesso das duas primeiras edições do Fórum em 2020 e 2021, quando foram abordados os desafios da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia, a inclusão educacional de crianças e jovens com deficiência ganha destaque este ano.
O Fórum conta com o apoio institucional da Unesco, da Undime-SP, do Itaú Social e do Instituto Rodrigo Mendes. A organização executiva é do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada-IBSA. Mais informações: www.forumeducacaoaltotiete.com.br.
Na programação, no dia 30 de agosto, "Educação Inclusiva: Sair da ilha, para ver a ilha", com David Rodrigues - professor, doutor e agregado da Universidade de Lisboa, Conselheiro Nacional de Educação (Portugal) e renomado especialista em Educação Inclusiva. Já no dia 6 de setembro, o tema será "Educação Inclusiva de formação continuada dos profissionais", com Marta Gil, socióloga, fundadora e coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, que atua na comunicação e disseminação de informações para a inclusão de Pessoas com Deficiência na educação e trabalho.
No dia 13 de setembro será realizada a palestra "Recursos de acessibilidade na Educação Inclusiva", com Teófilo Galvão Filho, que tem pós-doutorado, doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Ele é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. No dia 20 de setembro, Camila Domingues abordará "Recursos multifuncionais e o profissional de atendimento especializado". Ela é pedagoga especializada em Educação Inclusiva, pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Especial com ênfase em deficiência visual e Atendimento Educacional Especializado.
No encerramento, no dia 27 de setembro, o tema será "Desafios da Educação Inclusiva, suas parcerias e interações", com Eunice Domingos da Silva, graduada em Pedagogia e diretora de escola.