Mogi - A EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, inaugurou ontem mais uma subestação de energia em Mogi das Cruzes. O empreendimento vai ampliar a qualidade de distribuição de energia elétrica para 32 mil clientes, beneficiando cerca de 100 mil pessoas. Nesta subestação foram investidos R$ 18 milhões e durante a execução da obra, gerados 130 empregos.
A subestação foi construída em uma área de 1.640 metros quadrados no bairro do Cocuera e entrou em operação no mês de junho, com alimentação em 34.500 Volts contando com um transformador de potência de 15MVA, além de quatro alimentadores de média tensão de 13.800 Volts. Toda a infraestrutura energética, de acordo com a distribuidora de energia, visa assegurar o crescimento econômico da cidade e da região, bem como a melhoria de qualidade do serviço fornecido.
Um moderno sistema de acústica, segundo a EDP, foi instalado na subestação Nagao para evitar a propagação do som para o meio externo. Todos os transformadores funcionam com óleo vegetal, a fim de reduzir qualquer impacto ao meio ambiente. A nova unidade possui barramento de transferência, cabos de potências blindados e utiliza baterias alcalinas. Trata-se de uma subestação compacta, sendo 100% digitalizada, com supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota, através do Centro Integrado de Operações.
"A subestação Nagao representa um importante passo da companhia para ampliar ainda mais a qualidade da energia fornecida, elevando a capacidade energética e fomentando a economia desta região. Estamos alinhados ao propósito de expandir com eficiência, segurança, beneficiando a população, as cidades e o meio ambiente", afirmou a diretora da EDP São Paulo, Cristiane da Costa Fernandes, reiterando que com essa a unidade Nagao, Mogi das Cruzes passa a ter oito subestações.