A Caravana Mogi Contra a Covid-19, atualmente instalada no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, efetuou ontem 357 testes da doença no primeiro dia de funcionamento. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, do total, 24 foram diagnosticados como positivos. Já dos 27 comerciantes testados, todos os exames deram resultado negativo.
A caravana começou a atender os moradores na manhã de ontem, das 8 às 17 horas, e deve encerrar os testes com moradores da região na próxima sexta-feira. Ela está localizada no estacionamento da loja Havan (avenida Francisco Ferreira Lopes, 3.300).
As senhas para as pessoas que desejam fazer o teste são distribuídas às 8 e às 13 horas. Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço em Mogi, RG ou documento com foto e Cartão Sistema Único de Saúde (SUS).
Ontem, ainda pela manhã, a reportagem visitou a caravana para verificar a atuação do serviço de testagem junto à população e todas as senhas já estavam esgotadas. Segundo os funcionários que atuam no local, são distribuídas 200 senhas pela manhã e outras 200 pela tarde.
No local, também há um espaço destinado para a testagem dos comerciantes e funcionários do comércio e dos supermercados. Neste caso, os interessados devem fazer um cadastro e, para isso, devem entrar em contato com uma das entidades representativas do setor - Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Sincomércio ou Sincomerciários.
O exame realizado é do tipo teste rápido antígeno, que realiza a detecção qualitativa de antígenos de Sars-CoV-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca) e o resultado fica pronto em 20 minutos.
Os casos positivos são encaminhados para a Central de Monitoramento da Covid-19, que conta com equipe multidisciplinar para orientar sobre os cuidados e procedimentos indicados. A caravana também esteve no estacionamento do Supermercado Rimar (avenida Ricieri José Marcatto, 465 - Vila Suíssa) durante a semana passada.