A Secretaria Municipal de Saúde planeja para amanhã garantir a imunização contra a coronavírus (Covid-19) para sete grupos prioritários em Suzano. A chamada "Virada da Vacina", que terá 35 horas de atuação na Arena Suzano, deve atender aos moradores com comorbidades, as pessoas com deficiência permanente grave, as grávidas e puérperas maiores de idade, os idosos e as pessoas com 50 anos ou mais, além dos profissionais da Educação e do Transporte, sendo restrito a taxistas, motoristas e cobradores. Expectativa é que 12 mil doses sejam aplicadas.
O atendimento se inicia na quinta-feira, a partir das 8 horas, exceto para as pessoas com 50 anos ou mais, que devem procurar o polo somente a partir das 19 horas. O acolhimento será ininterrupto até as 19 horas da sexta-feira. Já o sistema drive-thru, com acesso pela avenida Brasil, estará operante nos dois dias no horário das 8 às 19 horas.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Ishi, a inclusão de todos esses grupos, já beneficiados anteriormente, visa garantir a oportunidade de imunização para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de se vacinar.
"Queremos que absolutamente todas as pessoas dos perfis já contemplados possam participar. Além disso, teremos o atendimento de dois grupos inéditos, que são os munícipes maiores de 50 anos sem comorbidades e os profissionais do transporte, como taxistas, motoristas e cobradores dos transportes coletivo e complementar de Suzano. A estimativa é de 12 mil aplicações", informou.
É importante lembrar que os indivíduos dessa última categoria devem ter em mãos o comprovante da atividade exercida. Este documento carimbado e assinado será emitido exclusivamente pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, podendo ser solicitado na sede da Pasta, que fica na rua Dr. José Correia Gonçalves, 152, no bairro Vila Correia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A aquisição do comprovante se dá por meio da apresentação de documento original com foto, CPF e carteira de trabalho, bem como documento comprobatório de vínculo empregatício à empresa, como holerite recente.
Outro grupo que requer especial documento comprobatório é o de profissionais da Educação. Neste caso, será exigido o "QR Code" emitido pela plataforma "Vacina Já Educação" (vacinaja.sp.gov.br/educacao). Os comórbidos e deficientes também precisam comprovar esta condição por meio de laudo médico e receita médica com resultados de exames recentes (original e cópia). Já as grávidas e puérperas devem apresentar a chamada "Carteira da gestante".
Para os demais públicos, que são as pessoas maiores de 50 anos e idosos (60 anos) que ainda não tomaram a primeira dose, o único requisito é a documentação de praxe comum a todos os demais, sendo documento original com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário.
Segunda dose
A "Virada da Vacina" também vai oferecer aplicação para as pessoas que já receberam a primeira dose e que precisam completar o ciclo com o aprazamento da segunda aplicação previsto para até 17 ou 18 junho.