O distrito de Jundiapeba recebeu, em julho do ano passado, a Avenida das Orquídeas, a última etapa de construção do Corredor Leste-Oeste e uma das maiores obras de mobilidade urbana de Mogi das Cruzes nos últimos anos. A via é um novo vetor de desenvolvimento do município, além de ligação com o Rodoanel. O Corredor Leste-Oeste tem 10,5 quilômetros de extensão no total, dos quais 3,5 quilômetros são da Avenida das Orquídeas.
A região que margeia a via foi classificada na nova revisão do Plano Diretor como "área de intervenção urbana", o que significa que, na prática, o empresário que escolher as margens da via para empreender terá de ter seu projeto urbanístico aprovado junto à Prefeitura, a fim de ordenar tal progresso. A proposta da revisão do Plano Diretor para a Avenida das Orquídeas é que, à princípio, o desenvolvimento seja ao mesmo tempo rápido e consciente.
Com o investimento no corredor superior a R$ 100 milhões, a construção de uma nova via trouxe valorização à área, o que permitiu criar no ano passado uma série de especulações sobre a possibilidade da chegada de condomínios residenciais, comércios e até mesmo um polo industrial nas imediações, que já começam a ser pensados pelos técnicos da Prefeitura.
Segundo o diretor de Desenvolvimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Claudio Costa, a expectativa é de que 80 mil pessoas possam residir no entorno do corredor Leste-Oeste. Para isso, toda a extensão da nova via possui uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, além de ter uma linha de ônibus específica que passa pela via, a E114 Terminal Estudantes-Jundiapeba, via Orquídeas. (F.A.)