O programa Delegacia Legal, iniciativa do 1° Distrito Policial do Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba, já emitiu, aproximadamente, 2.500 documentos de identidade para estudantes e realizou mais de cem visitas em escolas de Itaquá e Poá desde que começou a funcionar, em 2017. Além da emissão de documentos, o projeto busca aproximar estudantes da polícia civil por meio de palestras e outras ações.
O responsável pelo projeto, o delegado Eliardo Amoroso Jordão, delegado titular da Delegacia de Poá, mas que também ocupou o mesmo cargo no DP do Caiuby, destacou que a "Delegacia Legal" surgiu como um meio interação entre a polícia civil e a população. "Precisávamos de alguma maneira interagir com a garotada e conscientiza-la sobre os perigos do uso de drogas, violência doméstica e sexual, além de outros temas a respeito de cidadania", contou Jordão.
Além das palestras e bate-papos oferecidos pelo programa nas escolas, a "Delegacia Legal" passou a oferecer serviços de emissão de documentos de identidade quando o delegado percebeu que muitos alunos não tinham RG. "Por meio das palestras, observamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e até do Médio, não possuíam o documento e por conta disso tinham dificuldades em se inscrever em cursos ou participar de projetos que exigem a cédula de identidade", disse.
Devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) e suspensão das aulas como medida para evitar a disseminação da doença, o projeto teve as atividades suspensas e não tem um prazo para o retorno, uma vez que depende do cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo para a normalização.
*Texto supervisionado pelo editor.