A programação de mutirões de combate ao Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, tem continuidade neste sábado na Vila Perracine. Os agentes de Controle de Endemias e Comunitários realizarão vistorias completas nos quintais e terrenos baldios em busca de focos do mosquito.
A prevenção e combate ao Aedes aegypti estão sendo intensificados pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, com os mutirões, que já aconteceram em outros nos bairros. Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde de Poá, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos da Indaiá, os mutirões são importantes, já que é feito um trabalho de conscientização da população. "O trabalho de combate e prevenção é realizado diariamente pela equipe da Vigilância e o mutirão intensificará as ações que são realizadas periodicamente".
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fabiani Ferri, durante as visitas é feito a distribuição de material informativo, sementes de Crotalaria - flor que atrai a Libélula, predador natural do mosquito Aedes aegypti -, além da oferta da tela protetora para caixa dágua, com o objetivo de evitar o contato do mosquito com água limpa e parada. "A conscientização é muito importante no combate de doenças. Por este motivo vamos intensificar as ações nos bairros mais populosos da cidade", disse a diretora.
Além dos mutirões, as equipes de agentes de Controle de Endemias realizam inspeções, denúncias, vistorias em locais públicos, palestras e a cada trimestre a avaliação de Densidade Larval (ADL) com o objetivo de mapear os principais pontos de atuação do Aedes aegypti.