O Sindicato Rural de São Paulo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoverá em Arujá, a partir de junho, quatro cursos de jardinagem: Implantação de Jardins, Manutenção e Operação de Jardins, Operação e Manutenção de Roçadeiras e Operação e Manutenção de Motosserras.
Pode inscrever-se qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos. As inscrições devem ser realizadas até 31 de maio no Sebrae Aqui, localizado na rua Adhemar de Barros, 60, no centro. As datas e horários serão definidos após as inscrições. Os cursos serão sequenciais, com 20 vagas cada, e incluem certificação pelo Senar. Terá prioridade quem estiver na lista de espera. "Quantas casas, prédios e fábricas possuem jardins? E todos precisam de manutenção. Arujá é conhecida como cidade-natureza, também pelos seus jardins e praças bens cuidadas. Os cursos oferecidos são uma sequência e os participantes poderão se desenvolver como profissionais de jardins, ou até em manutenção de máquinas para jardinagem. Uma oportunidade para aprimoramento profissional ou início em um novo negócio", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan.
Os cursos serão ministrados em quatro dias cada, aos finais de semana, e levarão conhecimentos sobre tipos de jardim, plantas de interior e exterior, necessidades das plantas, solo, adubação, plantio, irrigação, controle de pragas e doenças. Como realizar podas, corte de cercas vivas e gramas; saber identificar equipamentos para jardinagem e fazer orçamento e execução do serviço de jardinagem também fazem parte do conteúdo programático.
Nas aulas de operação e manutenção de roçadeiras serão ensinadas técnicas de uso, limpeza, avaliação de defeitos e substituições de peças, dentre outros fatores. "Os cursos serão importantes para a evolução dos profissionais e a melhoria dos serviços", afirma o prefeito José Luiz Monteiro. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4655-4500.