Tem um escrito do apóstolo Paulo que muitos acham estranho, por entenderem a natureza dessa orientação e em que sentido ele fala isso. Muitos até acreditam ter algo a ver com divórcio? Nessa passagem, ele diz aos casados que sejam como se não fossem casados. Os textos bíblicos, quando olhados de forma mais isolada, nem sempre são fáceis de entender, é preciso um olhar mais profundo, avaliando os contextos e entendendo o objetivo de tal texto.
Por que Paulo manda que os casados sejam como se não fossem casados?
1) O texto onde temos essa orientação de Paulo é 1 Coríntios 7:29: "Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem". A primeira coisa a fazermos é olhar todo o capítulo 7. Nesse capítulo, Paulo responde perguntas sobre casamento: "Quanto ao que me escrevestes" (1 Coríntios 7:1).
2) Depois de várias orientações, Paulo chega a perguntar com respeito às virgens, se deviam ou não se casar. Ele menciona que não tem um mandamento do Senhor, mas daria uma opinião (1 Coríntios 7:1). Paulo considera que os tempos são difíceis e que a missão de levar o evangelho é algo prioritário: "Considero ser bom para o homem permanecer assim como está. Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento" (1 Coríntios 7:26-27).
3) De forma alguma Paulo está demonizando o casamento, mas, claro, considera que o fato de alguém casar traz a essa pessoa responsabilidades que iriam dificultar a missão de levar o evangelho. Isso porque quem se casa tem as preocupações de casado em sua mente, fica dividido entre uma série de compromissos que tomam tempo (1 Coríntios 7:33-34). Esse é o pano de fundo da orientação de Paulo que estamos analisando.
4) Paulo via o tempo de anunciar o evangelho como um tempo extremamente curto. Sendo assim, estando a pessoa casada, deveria fazer um esforço extra para fazer a obra do Senhor, ao ponto de ficar tão livre quanto fosse possível das obrigações de casado para fazer a obra de Deus. Não era uma orientação para negligenciar o casamento, pelo contrário, era uma orientação para que houvesse um esforço extra para dar conta das duas coisas, ou seja, do casamento e do evangelho.
5) Paulo também fala sobre sentimentos e atitudes do dia a dia que deveriam estar todos debaixo da missão de levar o evangelho.