A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, implanta hoje o período integral no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, o antigo Caic, única escola da rede municipal de ensino que atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O lançamento acontecerá dentro da programação da primeira edição deste ano do projeto Bairro Feliz, das 10 às 14 horas, que oferece ações de saúde, lazer, cultura e prestação de serviços para os moradores da cidade.
O projeto do período integral foi apresentado a representantes do Conselho de Escola no início das aulas, em fevereiro. "Os pais aprovaram o projeto. Nosso objetivo é oferecer oficinas diferenciadas e mais próximas a idade dos nossos alunos, preparando os para o futuro", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB). Na cidade, 22.910 alunos estudam em escolas de período integral, que é oferecido em 68% das escolas municipais.
Os pais poderão conhecer um pouco das oficinas do programa durante o evento. Com o projeto, os alunos passarão a ficar nove horas na escola e receberão cinco refeições diárias. Uma novidade é que a escola será um polo do projeto Mogilínguas, que terá a idade de início nos cursos de idiomas reduzida de 16 para 13 anos. A redução valerá para jovens de toda a cidade. Até o ano passado, os alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes participavam de algumas atividades esportivas e cursos do Crescer na Vila Brasileira.
Também hoje, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos realizam mutirão de manutenção na Vila Nova Jundiapeba. Os trabalhos do Cuida Mogi terão um reforço de mão de obra e foram divididos de maneira estratégica, tendo em vista que a região foi afetada pelas inundações decorrentes das chuvas da última semana.