Na última sexta-feira, foi celebrado o Dia de Finados e muitos moradores do Alto Tietê aproveitaram o feriado para ficar em casa. A equipe do Grupo Mogi News esteve na manhã de ontem nos parques Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes, e Max Feffer, em Suzano. Além da comemoração, o Horário de Verão, que começou hoje, foi outro ponto comentado pelas pessoas.
Os parques serviram ontem como sede para a prática de atividades esportivas, além de churrasco e piqueniques. Para evitar trânsito e curtir o lazer dos parques, muitas pessoas decidiram ficar em casa, conforme contou a estagiária em Pedagogia e moradora do distrito de Cesar de Souza, em Mogi, Tatiane Ferreira, 31 anos. "Geralmente, quando é feriado prolongado, tem muito trânsito nas estradas e as praias ficam cheiras. Por isso achei melhor ficar em casa e hoje (ontem) aproveitei para ir ao Parque Centenário", afirmou.
Outra consequência que atrapalhou a viagem de muitas pessoas foi a atual crise financeira que o Brasil está passando, assim disse a assistente de qualidade e moradora da Vila Maria de Maggi, em Suzano, Erica Viana, 34 anos. "Com essa crise que o país está passando não dá para tirar um tempo para viajar, portanto passei o feriado em casa mesmo. E como sempre venho no parque Max Feffer, hoje (ontem) vim trazer meu filho para brincar um pouco", comentou.
A partir de hoje começa a vigorar o Horário de Verão, portanto, todos os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O principal objetivo da medida é de diminuir a demanda de energia no momento do pico de consumo do sistema elétrico brasileiro. Já para o vendedor e morador do Distrito de Cesar de Souza, em Mogi, Elbio Carlos Ferreira, 40, essa ação é muito ruim. "Eu não gosto do Horário de Verão porque preciso acordar mais cedo ainda para ir trabalhar. Essa mudança é muito ruim", lamentou.
Os parques de Mogi receberão um horário especial de funcionamento a partir de hoje, em razão do Horário de Verão. Os parques da Cidade, Centenário e Leon Feffer terão uma hora a mais de funcionamento durante todos os dias. O Parque da Cidade funcionará diariamente das 7 às 20 horas, enquanto os parques Centenário e Leon Feffer atenderão a população das 7 às 19 horas.