Na sessão ordinária desta terça (30/06), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 92/2026, de autoria do vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL). A propositura inclui o "Encontro Anual de Carros Personalizados/Customizados" no Calendário Oficial de Eventos do município, a ser realizado anualmente no primeiro domingo de setembro.
O evento, que tem caráter cultural, turístico, social e econômico, visa valorizar a cultura automotiva e fortalecer o convívio comunitário. A iniciativa busca reunir famílias, colecionadores, expositores e profissionais do setor. "Trata-se de uma atividade que ultrapassa o entretenimento, tornando-se importante instrumento de incentivo ao turismo regional, à geração de renda e à movimentação da economia local", ressaltou o parlamentar no documento apresentado.
De acordo com Farofa, a medida contribuirá para o fortalecimento do comércio local em diversos setores, como alimentação, hospedagem e autopeças. Além disso, o encontro poderá servir como ambiente para ações educativas e sociais, como campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito e combate a manobras ilegais.
Cidadão Mogiano
A Câmara aprovou também o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2026, de autoria do vereador Antônio José da Silva Neto, o Tonhão de Jundiapeba (PL), que concede o Título de Cidadão Mogiano ao Dr. Bruno Zobaran Werneck de Freitas. Cirurgião-dentista de 52 anos, ele reside em Mogi das Cruzes desde 1998 e atualmente atua na Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Jundiapeba.
No documento apresentado, o vereador ressaltou que "com uma trajetória marcada pela ética, pelo compromisso social e pela dedicação à saúde pública, Bruno Zobaran Werneck de Freitas consolidou-se como um profissional respeitado e um cidadão comprometido com o desenvolvimento humano e social de Mogi das Cruzes." Sua atuação diária envolve a promoção da saúde bucal, prevenção e atenção básica à comunidade mogiana.
Além de sua experiência em administração municipal em outras regiões do país, incluindo serviços no Exército Brasileiro e participação em projetos sociais, Dr. Bruno possui pós-graduações em Saúde Pública e Gestão em Saúde Pública, fortalecendo sua atuação em políticas públicas.
Empresa Garcia
Destaque ainda para a aprovação do Requerimento nº 93/2026, que dispõe sobre a concessão de votos de aplausos e congratulações à Empresa Garcia. A homenagem, proposta pela vereadora Priscila Yamagami Kähler (PL), celebra os 89 anos de história, destacando a trajetória da empresa fundada oficialmente em 31 de julho de 1938, como um exemplo de tradição familiar e compromisso com a excelência empresarial.
Com sua origem na visão de João Garcia dos Santos, a empresa evoluiu da fabricação de carroças e charretes para tornar-se referência no setor de implementos rodoviários. "Ao completar 89 anos de atividades, a Garcia reafirma seu compromisso com Mogi das Cruzes e com toda a região, demonstrando que quando o trabalho é realizado com amor, humildade, dedicação e união familiar, os resultados ultrapassam gerações", ressaltou a parlamentar no requerimento.
Atualmente, a Empresa se destaca pela fabricação de carrocerias abertas, projetos personalizados e produção de baús em alumínio, mantendo sua relevância no mercado por quase nove décadas.
APP Alto Tietê
Nesta terça (30), os parlamentares mogianos aprovaram ainda o Requerimento nº 94/2026, também de autoria da vereadora Priscila. A propositura concede votos de aplausos e congratulações à Associação de Profissionais de Propaganda – APP Alto Tietê, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento da comunicação regional.
O documento destaca a relevância da APP Alto Tietê, que, ao longo de mais de duas décadas, consolidou-se como uma das mais importantes entidades representativas da indústria criativa regional. Segundo a parlamentar no texto, a homenagem visa reconhecer a "relevante contribuição para o fortalecimento da comunicação regional e pela retomada de suas atividades institucionais sob uma nova gestão, comprometida com a valorização dos profissionais, o desenvolvimento do mercado e a formação de novas gerações de talentos".
A iniciativa também celebra o novo momento de fortalecimento institucional da entidade, sob a presidência de Felipe Palmeira, e o trabalho de inúmeras lideranças que, ao longo dos anos, dedicaram-se à construção de uma APP sólida e respeitada. "É uma propositura mais que merecida. A gente sabe o quanto a empresa trabalha pela comunicação das empresas. Parabéns!", complementou o presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira Farofa (PL).
Associação Namie de Judô
A Moção de Aplausos e Congratulações nº 71/2026, de autoria do vereador Marcos Furlan (PP), também foi aprovada. A propositura homenageia a Associação Namie de Judô, o Sensei Carlos Eduardo M. da Silva, conhecido como "Cadu", e toda a sua equipe técnica, pelas expressivas conquistas obtidas no Campeonato Paulista de Judô Sub-13.
O evento, realizado nos dias 20 e 21 de junho, no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, rendeu à equipe mogiana um total de cinco medalhas: uma de ouro, uma de prata e três de bronze. Destacam-se as atletas Valenttina do Prado Marques Godoi, campeã com a medalha de ouro; Isabella Pereira Zielk, medalhista de prata; e Ana Clara Barbosa Silva Queiroz; Bryan Rodrigues Lauriano; e Matheus Araújo Silva, que conquistaram medalhas de bronze. Coletivamente, a Associação Namie de Judô obteve o 2º lugar na classificação geral por entidades.
O documento ressalta o trabalho do Sensei Carlos Eduardo M. da Silva ("Cadu"), que acompanha "de forma contínua a formação dos atletas, contribuindo não apenas para o desenvolvimento esportivo, mas também para a formação humana, disciplinar e emocional de cada aluno", defendeu o parlamentar na moção. A iniciativa também sublinha como os projetos esportivos de base transformam vidas, promovem inclusão social e elevam o nome de Mogi das Cruzes a importantes posições no cenário esportivo paulista.