A Câmara Municipal de Suzano realizou nesta sexta-feira (26) a segunda edição do Festival da Imigração Japonesa, evento que celebrou os 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e marcou o encerramento das atividades legislativas do primeiro semestre. A programação reuniu apresentações culturais, gastronomia típica e ação solidária, além da presença de autoridades municipais e representantes da comunidade nipo-brasileira.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente da Câmara, Artur Takayama (PL), e contou com a presença do prefeito, Pedro Ishi (PL), a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi, vereadores e outras autoridades.

Para Takayama, que é autor  da lei que incluiu o festival no calendário oficial de eventos do município, o evento representa o reconhecimento à contribuição da comunidade japonesa para a história e o desenvolvimento de Suzano. "Estamos celebrando uma comunidade que ajudou a construir a história de Suzano", disse. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, o festival encerra com chave de ouro o semestre parlamentar da cidade. 

O prefeito Pedro Ishi destacou que o Festival, promovido pela Câmara, celebra um povo que ajudou a desenvolver Suzano por meio do trabalho e desenvolvimento econômico. Segundo Déborah Raffoul Ishi, parte da renda obtida com o evento será destinada à compra de cobertores para a Campanha do Agasalho, que continua até o dia 7 de agosto. 

As comemorações encerram-se na noite de ontem, após a última sessão solene do semestre que homenageou profissionais e autoridades que representam a origem da imigração japonesa na cidade.