Um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Fundação Lemann foi assinado na manhã de ontem, durante evento que reuniu o prefeito mogiano Marcus Melo (PSDB), educadores, gestores, vereadores e demais autoridades do município. Com o convênio, serão beneficiados cerca de 45 mil alunos da rede municipal com as novas metodologias e políticas educacionais.
A parceria pretende trazer o programa Formar para a cidade, que possui duração de três anos e conta com propostas customizadas de melhorias na aprendizagem dos alunos da rede municipal, além da formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas.
A escolha por Mogi das Cruzes ocorreu após processo seletivo, a cidade está entre as cinco redes selecionadas. Sobre a conquista, a secretária de Educação, Juliana Guedes, contou sobre a intenção da Secretaria em se inscrever no projeto. "Quando li o edital vi que era tudo o que queríamos, pois o programa propõe possibilidades de alinhamento pedagógico, políticas educacionais e gestão de escolas públicas, mas tivemos que concorrer com outros municípios", explicou Juliana.
Além disso, ela ressaltou que o programa é uma novidade para Mogi e que trará muitos benefícios para os alunos. "Desenvolvemos uma série de projetos que não vimos em muitos municípios, mas mesmo realizando muitas ações, acreditamos que podemos melhorar muito e ir além", disse a secretária de Educação, que aproveitou para reforçar que a busca pela qualidade de ensino nunca pode parar.
Na ocasião, a coordenadora de projetos da Fundação Lemann, Fernanda Patriota, falou sobre o grupo e seus ideais. "A Fundação é uma instituição familiar, sem fins lucrativos, que trabalha há 15 anos por uma educação pública de qualidade, além de apoiar líderes que estão comprometidos com melhorias sociais do Brasil", disse ela.
Fernanda relembrou que esta não é a primeira vez que a Fundação traz projetos para a cidade. "Já passamos antes com outros projetos, como o Khan Academy, mas este é um programa maior, que abrange todo o contexto educacional, pois viemos apoiar o trabalho que está sendo feito e construiremos juntos esse caminho", concluiu ela.
O programa vai atuar com políticas educacionais, formação continuada em serviço e tecnologias, e cada um deles já começou a ser realizado pela cidade.
Em relação ao programa Formar, o prefeito Marcus Melo considera um avanço para a cidade. "Mesmo com os avanços da nova geração, a educação ainda segue as diretrizes básicas e será complementada com as novas oportunidades. Faremos essa adequação para garantir um ensino cada vez melhor", disse Melo.
* Texto supervisionado pelo editor.