Alguns cristãos se perguntam: Por que na Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas, mas, quando analisamos, por exemplo, Levítico 21:17-23, vemos que Deus proibia pessoas com deficiência de serem sacerdotes e prestar os cultos. Isso não é uma acepção que Deus está fazendo? Não deveria haver igualdade para com todos? Segundo o presbítero André Sanchez, sempre que analisamos uma questão na Bíblia é preciso compreender o contexto e analisar com profundidade o texto considerando a época em que foi escrito para que haja uma compreensão correta.
Por que Deus Levítico 21:17-23 proíbe pessoas deficientes de prestar culto?
1) É verdade que a Bíblia diz em Romanos 2:11, que Deus não faz acepção de pessoas. No entanto, nesse texto Paulo está tratando do julgamento de Deus. Deus punirá o ímpio sendo ele judeu ou de outro povo, e honrará o fiel sendo ele judeu ou de outro povo. Esse é o foco de Paulo.
2) Em Levítico 21:17-23 encontramos algumas regras para os sacerdotes da família de Arão, não era uma regra geral para qualquer pessoa com deficiência. Sacerdotes eram representantes das outras pessoas, assim, simbolicamente, representavam a santidade e perfeição plena, que deveria ser visível tanto em seu corpo físico quanto em seu caráter.
3) Também é preciso pontuar que estamos falando de uma época onde não havia acessibilidade como hoje em dia, fazendo com que a maioria dos trabalhos realizados pelos sacerdotes fosse quase impossível de ser realizado, por exemplo, por um cego ou coxo. Temos aqui uma proteção visível de Deus a essas pessoas, pois as regras das práticas do sacerdócio eram bem severas, sendo quase impossível que alguém com deficiência as cumprisse plenamente naquele tempo.
4) Por isso, Deus não faz nenhuma acepção preconceituosa aqui. Tanto isso é verdade que Deus provê às pessoas com deficiência que existam na família sacerdotal, que se alimentem da porção devida aos sacerdotes: "Comerá o pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo", Levítico 21:22. Isso deixa claro que, eles poderiam aproveitar os direitos que as pessoas da família de Arão tinham, mas estariam liberados dos deveres devido sua deficiência, o que indica um cuidado especial de Deus pela família sacerdotal.
5) Hoje em dia não existe mais quaisquer regras nesse sentido. Observe, por exemplo, em 1 Timóteo 3, lá temos as qualificações para os presbíteros da igreja e não encontramos quaisquer requisitos físicos listados. Isso nos leva a entender que essas regras de Levítico tinham um objetivo específico e pontual focado nos trabalhos dos sacerdotes na antiga aliança.