Ontem, o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, Michael Sotelo Cerqueira, e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo Magalhães, entregaram mais dois trens novos que irão reforçar a "Operação Natal", implantada para atender mais de 1 milhão de usuários que circulam pela Estação Brás nos finais de semana que antecedem o Natal.
Essas composições da série 8.500, fabricadas pela CAF, atenderão o serviço Expresso Leste (Luz - Guaianases), na Linha 11-Coral, com parada na Estação Brás. Até agora, são 26 novos trens em operação (16 trens para a Linha 7-Rubi e 10 para a Linha 11-Coral) do lote de 65 unidades compradas.
Já a "Operação Natal" funcionará nos finais de semana de dezembro, com horário de pico ampliado (menor intervalo entre os trens) e aumento do número de empregados da Estação Brás (de 44 para 65), além de mais 18 agentes no efetivo da segurança.
Também foram implantados na Estação Brás três novos bloqueios (catracas) que agilizarão ainda mais o acesso dos usuários. Um deles é especial (Porta Balcão), com 90 cm de largura para permitir o acesso de cadeirantes e pessoas com volumes grandes devido às compras. No total, a estação conta agora com 24 bloqueios, que aceitam todos os bilhetes da CPTM e Metrô.
Além do reforço nas equipes, também é intensificada a emissão dos APs (Avisos ao Público) e as informações de segurança aos usuários: cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças, além da compra antecipada do bilhete para o retorno. A operação conta com o apoio da PM e da Guarda Civil Metropolitana que têm postos móveis na Praça Agente Cicero.
No total, sete guichês da bilheteria do saguão principal são mantidos abertos, dos quais um exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas no valor exato da tarifa e outro destinado ao atendimento preferencial (gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, entre outros).
Para recepcionar os usuários vindos das compras, serão colocados direcionadores de fluxo que organizam as filas na bilheteria e gradis que direcionam para a linha de bloqueios. Ainda há o serviço de orientação.