O estudante de medicina da Universidade de São Paulo (USP), João Batista Neto, de 24 anos, foi aprovado em um intercâmbio na Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos. Para realizar a viagem, o morador de Mogi das Cruzes abriu uma campanha na internet.
Filho de uma professora da rede pública de ensino do Estado e de um mecânico autônomo, Batista Neto estudou durante toda a sua vida em escolas públicas da cidade. "Todo o meu ensino fundamental foi feito na EE 'Professor João Cardoso dos Santos' e meu ensino médio na EE 'Dr Washington Luís', juntamente com curso técnico na Etec 'Presidente Getúlio Vargas'" relata o estudante.
Para ingressar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o jovem estudou durante quatro anos em cursinhos preparatórios, onde conseguiu bolsas para cursar gratuitamente. Além de estudar, ele também desenvolve uma Iniciação Científica no Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas de São Paulo, no qual escreve um projeto sobre crianças com Síndrome de Pierre Robin.
Este ano, Batista foi aprovado em um processo seletivo para concorrer a uma bolsa de estudos na Harvard Medical School. O programa terá a duração de um ano e será desenvolvido no Boston Children's Hospital, no Department of Plastic & Oral Surgery. "Durante o meu tempo, realizarei pesquisas relacionadas à saúde pública e métodos de melhorá-la, em busca de garantir acesso universal aos procedimentos cirúrgicos e anestésicos" informa.
Todo incentivo para o estudo vem da sua família. Após a morte do pai em 2013, de cirrose hepática, aos 51 anos, Batista Neto criou a vontade de ser médico e ajudar as outras pessoas. Seu objetivo é se tornar um cirurgião plástico e ser embaixador do programa da Harvard Medical School no Brasil.
Todo o intercâmbio irá gerar gastos que o estudante irá fazer ao longo da viagem; para isso, ele abriu uma campanha na internet para auxiliá-lo com doações. Quem quiser contribuir com a "vaquinha" virtual, basta acessar o site www.catarse.me/jbn e se informar sobre os meios necessários para ajudá-lo a realizar seu sonho.
"Após a minha formação pretendo ajudar outros alunos a obterem oportunidades únicas na vida, como essa que obtive", conclui o estudante. (R.J.)
* Texto supervisionado pelo editor.