O diabo pode ouvir as orações que fazemos em voz alta e atrapalhar nossos pedidos? Um irmão crente, há muitos anos, disse que era preciso evita orar em voz alta para que o diabo não soubesse o que está sendo pedido a Deus e atrapalhe o recebimento dos pedidos. Segundo o presbítero André Sanchez da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, em Ribeirão Preto (SP), um dos grandes erros que muitos cometem, nos dias atuais, é andar por dois extremos: o primeiro é achar que o diabo não existe e não tem poder para fazer nada; o segundo é achar que o diabo é todo poderoso como Deus. 
Para encontrar uma resposta para essa questão, é preciso analisar o que a Bíblia fala sobre o diabo e os limites dele.
1) Sabemos que a Bíblia mostra, claramente, a existência do diabo e as suas várias formas de atuação para nos tentar. Mas, a ação dele tem limites que estão na permissão de Deus. O diabo não pode ultrapassar o que Deus permite ou decreta, conforme vemos no livro de Jó: "Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida", Jó 2:6.
2) Não temos na Bíblia qualquer ordem para não orarmos em voz alta, por receio de uma resistência do diabo. O que a Bíblia nos ensina é orar. Jesus ensinou que deveríamos orar da forma o mais secreta possível, para se afastar do desejo humano de sermos vistos e exaltados pelas pessoas: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará", Mateus 6:6.
3) Alguns usam uma fala registrada em Daniel para afirmar que o diabo pode ouvir as orações em voz alta e atrapalhar nossos pedidos: "Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por 21 dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia", Daniel 10:12-13.
Para o presbítero, o que temos aqui é uma descrição das forças espirituais malignas tentando frustrar, de alguma forma, os planos de Deus (a resposta de Deus à oração de Daniel). No entanto, como observamos claramente, Deus envia o poderoso anjo Miguel para resolver a questão.
4) Existe uma situação apenas, na Bíblia, que mostra que as orações que fazemos podem ser atrapalhadas: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça", Isaías 59:2. "O que verdadeiramente tem poder para atrapalhar nossas orações é o pecado que nos separa de uma comunhão plena com Deus, ao ponto de até nossas orações ficarem prejudicadas", alerta Sanchez.