O Mogi das Cruzes Basquete está de volta à final do Campeonato Paulista após nove anos. A disputa pelo título será em uma série de cinco jogos contra o atual campeão Sesi Franca, começando nesta segunda-feira (6), às 20h, no Ginásio Municipal Prof. Hugo Ramos, o Hugão, em Mogi. Os detalhes das finais e o anúncio da HIC investimentos como patrocinadora máster do time foram feitos hoje para a Imprensa. Destaque também para o projeto de uma escola de basquete para crianças que deve iniciar as atividades em 2026.

Os jogos 2 e 3 acontecerão nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/10), às 19h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, o Pedrocão, em Franca. Se necessário, o quarto jogo será realizado na próxima segunda (13), às 20h, novamente no Hugão. Já a partida decisiva será no dia 15, às 19h, em Franca. 

A equipe mogiana foi classificada para a final após vitória de 98 a 87 contra o Pinheiros, na última quinta-feira (2/10). Agora, segundo o técnico Fernando Penna, o time está física e tecnicamente preparado para o desafio. “Nós estamos felizes demais de ter chegado, mas não contentes. A gente vai em busca disso, suar sangue por cada pedaço dessa quadra para tentar conquistar a primeira vitória e, assim, pensar jogo a jogo, passo a passo para essa final”, declarou. 

Penna destacou ainda a resiliência e garra dos atletas, avaliando que a estratégia de trazer jogadores jovens e com potencial de crescimento foi fundamental para que o time conquistasse sua vaga na grande final da competição. “Esperamos que a ansiedade fique fora da quadra, para o torcedor, e dentro dela a gente faça um jogo trabalhando no limite da nossa performance. Pra ganhar de Franca, a gente tem que jogar nesse limite”, acrescentou o técnico. 

Helinho Rubens, técnico do Franca, também destacou as expectativas para o confronto. “Acredito que, tanto Mogi como nós, estejamos prontos para fazer uma grande final e, quem ganha com isso, é o público, o amante do basquete", disse.

O evento reuniu ainda o armador Felipe Ruivo e o ala Paulo Lourenço, representando o Mogi; os atletas Lucas Dias e Rafael Mineiro, do Franca, além do CEO da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia. 

Patrocinadora 

A HIC Investimentos foi anunciada como patrocinadora máster do Mogi Basquete até o fim da temporada (junho/2026). A empresa é uma assessoria de investimentos especializada em construir, proteger e buscar patrimônio. Vinculada à Necton, uma empresa BTG Pactual, eles atuam principalmente em Mogi e na região do Alto Tietê. Durante a coletiva, o CEO Rafael Vieira explicou que, em respeito à identidade e à história do clube, a empresa não mudará o nome do time.

Escola de basquete

Durante a coletiva, Victor Sarro, sócio da All Sports — empresa que comanda o Mogi — anunciou que está sendo desenvolvido o projeto de uma escola de basquete para crianças da cidade. O lançamento oficial do projeto deve ocorrer em breve, mas o coordenador técnico Jorge Guerra adiantou que a iniciativa provavelmente atenderá meninos e meninas com idade entre 7 e 10 anos. As atividades devem ter início em fevereiro de 2026, seguindo o calendário escolar. 

*Texto supervisionado pelo editor.