Em dois anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes já implantou 176 chips em cães e gatos, sendo que já receberam o dispositivo 48 animais em 2015 e 128 em 2016. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.
Segundo o chefe da Zoonoses, Eduardo Trigo, o microchip serve para identificar o animal e seu histórico - o que pode ser bastante útil no caso dele se perder, por exemplo - sem, no entanto, rastreá-lo via GPS ou permitir o seu monitoramento em tempo real. "Aqui na Zoonoses nós implantamos esse chip, inclusive para particulares, desde que sejam residentes em Mogi. Serve basicamente para a sua identificação e controle. Temos ainda o aparelho que faz a leitura do chip e, por meio desse sistema, poderemos saber se o animal é daqui, sobre as vacinas que tomou e, no caso de ter sido adotado, de quem é a responsabilidade por um eventual abandono ou quem é o seu dono, caso esteja perdido", explicou.
No futuro, conforme Trigo, pretende-se que todos os animais domésticos da cidade sejam "microchipados" e cadastrados para que, desta forma, o atendimento, em caso de necessidade, seja rápido e com informações detalhadas, além de identificar se o animal é do município ou se vem da região.
O microchip é um microcircuito eletrônico, contendo um código único e inalterável, inserido em uma cápsula de biovidro cirúrgico e revestido de substâncias de propriedades antimigratórias, possibilitando a implantação em animais. Em Mogi, já foi colocado em cachorros, gatos, cavalos e porcos e vem sendo colocado já há alguns anos, sendo que o trabalho se intensificou recentemente. O dispositivo tem, aproximadamente, o tamanho de um grão de arroz e é implantado rapidamente, através de uma seringa, com uma agulha de injeção estéril e descartável. 
Em clínicas particulares, o procedimento para a microchipagem dos animais pode custar mais de R$ 100. Pelo CCZ, custa R$ 13,02. Mas, antes, o dono do animal precisa providenciar o Registro de Animais Domésticos (RAD) no próprio CCZ, fornecer um número de telefone e o número de animais a serem microchipados, pagar o valor por boleto e agendar a inserção do chip para as segundas ou quarta-feiras, das 13h30 às 16h30, ou outro dia disponível. O e-mail para se cadastrar é o [email protected]
Mais informações, sobre as ações de microchipagem dos animais consulte o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 4792-8585 (serviço disponível apenas para moradores de Mogi das Cruzes).