A Secretaria Estadual da Saúde oficializou a antecipação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe nos 39 municípios da Grande São Paulo. A primeira etapa começa, nesta segunda-feira, com a imunização dos profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados. A partir do dia 11 de abril, serão vacinadas as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais e as gestantes, e, em 18 de abril, as doses estarão liberadas para pessoas com doenças crônicas, puérperas (mulheres em fase de pós-parto) e indígenas.
A nova vacina irá proteger contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane) e a antecipação da imunização é uma forma de prevenir o avanço dos casos no Estado de São Paulo. Neste ano, de janeiro a março, o Estado registrou 299 internações por problemas respiratórios e 66 pessoas foram diagnosticadas com H1N1 em São Paulo, com oito mortes. No ano passado, foram 12 casos, sem mortes. Em Mogi das Cruzes, até o momento, foram notificados 13 casos suspeitos, dos quais dois foram descartados e 11 aguardam resultados.
"A antecipação da vacina é uma excelente notícia frente ao aumento dos casos e a necessidade de prevenção. Somente no mês de março, o movimento nos Pronto Atendimentos da cidade aumentou em torno de 30% e as principais queixas são infecção das vias aéreas, amidalite e nasofaringite aguda, que é o resfriado comum", explica o secretário de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
Apesar da antecipação, Mogi manterá o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe no dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, para facilitar o acesso das pessoas que eventualmente não tenham sido imunizadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% das pessoas que pertencem aos grupos de risco, ou seja, 60 mil pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente.