A partir de amanhã, as gestantes, crianças de seis meses a cinco anos e idosos que fazem parte do grupo prioritário, serão imunizadas com a vacina que protege contra a gripe A, provocada pelo vírus H1N1, na capital e nos demais municípios da Grande São Paulo. A expectativa é de que sejam vacinadas mais de 200 mil pessoas durante toda a campanha só no Alto Tietê.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a segunda etapa da antecipação da Campanha de Vacinação contra a gripe que começa amanhã em todo o Estado e tem o objetivo de vacinar cerca de 982,8 mil crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, contabilizando 1,83 milhão e 179 mil gestantes, em toda a capital e grande São Paulo, totalizando quase 3 milhões de pessoas protegidas contra os vírus. Para se vacinar, basta apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação.
Vale lembrar que, no dia 18 de abril, a imunização será estendida para pessoas com comorbidades (doenças crônicas), puérperas e indígenas. Para os profissionais da saúde, a vacinação teve início no último dia 4.
Em Mogi das Cruzes, a ação faz parte da antecipação da vacinação na Região Metropolitana de São Paulo. Os grupos prioritários somam 75 mil pessoas e a meta, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, é vacinar pelo menos 60 mil (80%).
No município de Suzano, o grupo de risco é composto por aproximadamente 49,4 mil pessoas. Como é feito todo ano, as doses chegam por etapas. De acordo com a administração municipal, quase dois mil profissionais da saúde na cidade já foram imunizados desde a semana passada e a expectativa é que esse número triplique a partir de amanhã.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informa que quase 68 mil pessoas devem ser imunizadas entre crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde.
Cerca de 19.854 poaenses que fazem parte do público-alvo da campanha também serão vacinados. Na campanha do ano passado foram vacinadas 20.223 pessoas. Já em Ferraz, a expectativa de vacinação de toda a campanha é de 35 mil pessoas.
Neste ano, até 29 de março, foram notificados 465 casos e 59 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 372 casos e 55 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1); em relação ao vírus B, foram 32 casos notificados e 2 óbitos. Em 2015, 342 casos de SRAG foram notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2) e 43 ao vírus B. Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2) e 10 com o B.