A Secretaria Municipal de Saúde está adotando novos procedimentos operacionais para o atendimento de pacientes suspeitos de infecção por Influenza. As medidas estabelecem critérios de triagem para identificação e pronto atendimento dos casos, com o objetivo de reduzir o risco de transmissão na sala de espera e priorizar o atendimento dos pacientes que apresentem fatores de risco ou sinais de agravamento.
Entre as medidas estão o reforço do abastecimento e disponibilização de álcool gel, sabonete e toalhas de papel e a distribuição de máscara cirúrgica. "Os profissionais já estão orientados a colocar máscara cirúrgica nos pacientes suspeitos de síndrome gripal", conta o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.
Os profissionais de Saúde estão orientados a informar os pacientes sobre a adoção de medidas de precaução, como a frequente higienização das mãos e a utilização de lenços descartáveis. "Também estamos reforçando a orientação para que as unidades mantenham os ambientes ventilados e realizem a limpeza e desinfecção das superfícies dos consultórios e salas utilizadas pelos pacientes com maior frequência", acrescenta o secretário, lembrando que os profissionais também foram orientações sobre os cuidados necessários para proteção individual.
Hoje, a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei, participa de uma reunião com diretoras da Rede Municipal de Educação para repassar as informações e esclarecer dúvidas que devem ser multiplicadas nas escolas.