Hoje é o último dia que os moradores de Itaquaquecetuba tem para renegociar as dívidas com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Trata-se do programa "Acertando as Contas com a Sabesp", ação promovida com o objetivo de dar a chance de os endividados pagarem os débitos com condições facilitadas, como a isenção de juros e parcelamento. O atendimento teve início na última quarta-feira e ainda está acontecendo na altura do número 180, da estrada Água Chata, no Parque Piratininga, das 9 às 15 horas. 
Segundo a Sabesp, pelo menos 14% dos clientes possuem algum débito com a concessionária, porém, este percentual pode variar mês a mês. A expectativa é que a empresa consiga recuperar R$ 150 mil em créditos com a iniciativa. A companhia informou que espera atender um total de 160 clientes até a tarde de hoje.
Só ontem, foram atendidas 95 pessoas no posto de atendimento móvel, que está instalado em frente à Base Comunitária da Polícia Militar, no Piratininga. Entre essas pessoas, estava a doméstica Maria de Lourdes, de 43 anos. "Aproveitei para tirar a segunda via da minha conta", contou. "Não tenho dívidas com a Sabesp, mas já que também oferecem esse serviço, eu vim, pois facilita a vida, porque senão eu teria que ir até o centro da cidade, que fica a 40 minutos daqui".
Além da doméstica, o copeiro Osório Lopes de Lima, 43, aproveitou que a agência de atendimento móvel estava no bairro em que mora, para obter informações. "Eu não sabia sobre os procedimentos para regularizar a caixa de luz. Agora, já sei o que devo fazer e amanhã (hoje) eu volto para finalizar o procedimento", explicou. "Gostei da iniciativa, porque o atendimento é bem mais rápido do que no centro". 
O vigilante Roni Pereira, 37, saiu do município vizinho e seguiu até Itaquá, para renegociar débitos. "Em Suzano, onde moro, não fazem esse tipo de negociação. Aqui eu consegui retirar 100% dos juros e já me ajudou bastante", revelou, afirmando que não dispõe de muito tempo e que o atendimento é rápido.