A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá reforçar a equipe de pediatras do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) durante o outono e inverno. A medida visa suprir a demanda crescente de pacientes na unidade por causa do surto da gripe causada pelo vírus H1N1. Segundo o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o número de atendimento de crianças dobrou no último mês, passando de 5 para 10 mil. Por isso, a administração municipal afirmou que um novo pediatra será contratado para garantir que todos passem por consulta nesse período mais crítico.
Bertaiolli enfatizou ainda o fato de muitos pacientes estarem migrando dos convênios particulares para a rede pública. "Os hospitais estão sentindo isso porque os convênios estão deixando de atender. Eu defendo, inclusive, que os municípios que fazem essa cobertura sejam ressarcidos pelos convênios, porque somos nos que estamos arcando com isso hoje", justificou o prefeito.
Crise
Além dos casos de gripe, a crise financeira também tem colaborado para a superlotação dos hospitais públicos. "Muita gente não tem mais condição de pagar o convênio e tem procurado a rede municipal. Hoje a receita das cidades tem caído e o custo com serviços tem aumentado. Os municípios com um pouco mais de planejamento e condição estão conseguindo se manter, mas isso neste ano. Acredito que em 2017 a situação fiquei ainda mais preocupante". (C.M.)