Com a ampliação do trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou queda de 93% no número de casos de dengue no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Um balanço divulgado recentemente pela Vigilância Epidemiológica da cidade aponta que entre janeiro e março de 2015 foram registrados 341 casos da doença em Itaquá. Enquanto este ano o número de casos caiu para 24.
Ontem, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) acompanhou o trabalho dos agentes de saúde durante as visitas casa a casa na região do Marengo Baixo e conversou com a população sobre a importância de continuar realizando esse trabalho preventivo.
"Em 2015 tivemos um surto de dengue em todo o País e para que não tivéssemos o mesmo problema este ano nos preparamos melhor, ampliando os trabalhos da prefeitura de orientação e prevenção ao Aedes aegypti. Já no início do ano fizemos a contração de mais agentes comunitários de saúde e os capacitamos para nos ajudar nessa guerra contra o mosquito, e são eles que têm feito o trabalho casa a casa. Também intensificamos as palestras e mutirões de limpeza pela cidade. Essa queda no número de casos no primeiro trimestre faz parte de todo esse trabalho em equipe e principalmente do apoio da população nessa tarefa", frisou Mamoru.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os mutirões tiveram início no final de fevereiro e devem seguir até o final do mês de abril. Esse trabalho acontece de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É importante destacar que durante as visitas todos os servidores estão identificados com camisetas e crachás.
Os agentes de Secretaria de Saúde já passaram por bairros como Pequeno Coração, Recanto Mônica, Morro Branco, Paineira, Centro, Monte Belo, Jardim Caiuby, entre outros.
As mobilizações, além de impedir a proliferação do mosquito, têm como foco chamar a atenção da população para o problema que está afetando o País inteiro e, sobretudo a importância de não deixar água parada em casa em qualquer recipiente, uma vez que o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de três doenças - dengue, chikungunya e zika.