As centenas de famílias que tiveram prejuízos com as enchentes e alagamentos, em Poá, no início do ano, já podem pedir a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), junto com a taxa de custeio ambiental. A prefeitura divulgou uma lista com os endereços que entram no grupo que pode ser beneficiado. A relação inclui imóveis de 53 ruas de 18 bairros. Essas pessoas tem até o dia 30 de junho para fazer a aquisição, junto à administração municipal.
Entre os bairros contemplados pela leguislação municipal estão a área central, Vila Perracine, Vila Anchieta, Jardim Atuí, Vila Perreli, Vila Sopreter, Calmon Viana, Jardim Nova Poá, Jardim Débora, Cidade Kemel, Conjunto Alvorada, Vila Açoreana, entre outros (confira o quadro ao lado).
Dia 9 de janeiro, Poá recebeu o maior volume de água da história da cidade, gerando caos e muitos prejuízos à moradores e comerciantes. Para amenizar as perdas, a prefeitura já havia autorizado um auxílio financeiro de até R$ 5 mil para proprietários de imóveis atingidos.
Muitos munícipes perderam móveis, colchões, eletrodomésticos e até alimentos. Devido aos prejuízos, essas pessoas podem ficar isentas do IPTU de 2016 e da taxa do lixo. Mas para ser contemplado, é necessário fazer a solicitação, na Divisão de Protocolo, no Paço Municipal, até o final de junho. De acordo com a legislação, será necessário protocolar o requerimento "indicando a localização e inscrição cadastral do imóvel atingido à data da ocorrência".
Os imóveis que não estiverem localizados na relação de endereços estabelecidos pela prefeitura (confira no quadro), não poderão ser contemplados com a isenção. A região que sofreu os maiores danos com os temporais foi o centro de Poá, que tem cinco ruas e duas avenidas. A Vila Romana tem seis ruas na relação de endereços divulgada pela administração municipal. Depois o bairro Alvorada e o Jardim Estela são os terceiros que apresentaram maiores prejuízos no município.