O Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, o Pró-Criança e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de César de Souza ampliaram o número de médicos, por conta da demanda registrada nas últimas semanas. Ontem, o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, percorreu as unidades de urgência e emergência para conferir estas e outras adequações temporárias. Já a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, participou da reunião mensal com diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, para esclarecer dúvidas sobre a prevenção ao vírus da gripe.
No mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento médio de 30% na procura nos Pronto Atendimentos da cidade, principalmente para atendimento de crianças. Em seis unidades que prestam atendimento 24 horas (Jardim Universo, Jundiapeba, Santa Casa, UPA, PA Infantil do Hospital Municipal e Pró-Criança) foram registrados cerca de 50 mil atendimentos em março, dos quais 50% foram atendimentos pediátricos. A média nos meses anteriores girava em torno de 35 mil.
A principal queixa tem sido infecção das vias aéreas, seguida de amidalite, nasofaringite aguda (resfriado), diarreia e gastroenterite de origem infecciosa e náuseas e vômitos não identificados. A maior preocupação, no entanto, são os problemas respiratórios e seus possíveis agravamentos. "Temos feito o repasse periódico de informes técnicos e o monitoramento das notificações suspeitas de H1N1", informou o secretário.
Ele reforçou a orientação para que as unidades de Pronto Atendimento sejam procuradas, exclusivamente, em casos de urgência. A orientação é que, em casos mais leves, a opção seja por uma consulta agendada no posto de saúde mais próximo.