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Os atos de vandalismo paralisaram o trecho da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no início da tarde de ontem. Quem tentou chegar às cidades do Alto Tietê de trem, ou seguir até a capital, enfrentou o caos nas estações entre Guaianases e Calmon Viana. Para atender os passageiros foi necessário acionar os ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transportes em Situação de Emergência (Paese), porém, os coletivos demoraram para chegar e a situação se agravou. O serviço só foi normalizado no final da tarde de ontem, por volta de 17 horas.
Segundo a CPTM, o problema teve início às 14h30, por conta do furto de fios, mas alguns usuários do transporte ferroviário afirmaram à reportagem do Dat que, desde as 12h30, aguardavam uma composição para seguirem viagem. Os ônibus do Paese chegaram na estação de Calmon Viana por volta das 15 horas, para percorrerem o trecho interrompido.
Enquanto o serviço ficou paralisado, algumas pessoas desistiram de esperar o transporte e voltaram para casa. Mas, quem estava voltando do trabalho para a residência, teve de aguardar a normalização. "Estava indo para casa, estou cansado e não esperava por isso", disse o músico Ricardo Café, de 38 anos.
Ele mora em Mogi das Cruzes e estava na estação de Guaianases. "Agora vou ter que esperar o Paese para voltar para casa, não tem outro jeito. O que atrapalha muito é a falta de orientação aos usuários".
A falta de informação também foi destacada pelo enfermeiro Maurício Ferreira da Silva, 40, que mora em Poá. "Estava vindo da estação Luz e não recebi nenhuma informação do serviço de som do trem. Quando cheguei aqui, em Guaianases, já entrei no trem que ia para Estudantes e fiquei meia-hora sentado. Só depois é que falaram que ele não sairia porque não tinha energia no sistema", relatou. "Por causa disso, tive que avisar no meu segundo emprego que não vou conseguir chegar a tempo".
A operadora de telemarketing Caroline Beatriz, 23, seguia para Poá e também teve que aguardar o Paese do lado de fora da estação. "Participei de uma audiência na Barra Funda (zona oeste da capital) e estava voltando para casa. No meio do caminho, o condutor do trem falou que estava com problema", contou. "Agora não tenho outra escolha, senão esperar o ônibus. Até pensei em voltar para o Tatuapé e pegar a outra linha, mas não vale à pena".
Os passageiros foram informados sobre o ocorrido, por meio do sistema de som dos trens e das estações, segundo a CPTM. A empresa também publicou um comunicado nas redes sociais, no site da companhia e no aplicativo CPTM Oficial.
O furto de fios ocorreu entre as estações de Calmon Viana e Guaianases e os trens circularam normalmente entre as estações Estudantes e Suzano e em todo o Expresso Leste, entre a Luz e Guaianases, informou a concessionária. (Colaborou Fábio Miranda)
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