Diante do surto de gripe A, que já levou duas vítimas a óbito no Alto Tietê, as escolas municipais e privadas da região intensificaram as orientações sobre os cuidados básicos para evitar o contágio com o vírus H1N1.
Em Mogi das Cruzes, a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei, participou da reunião mensal com diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação para esclarecer dúvidas sobre a prevenção do vírus. O tema vem sendo trabalhado em todas as escolas da rede municipal.
Além disso, segundo a pasta, está sendo providenciada a aquisição de álcool em gel para que o produto seja disponibilizado para as escolas em 15 dias. "Enquanto isso, as escolas estão usando o material que têm em estoque ou estão autorizadas a adquirir o produto com recursos do PTRF - Programa de Transferência de Recursos Financeiros e subvenção (PTRF)", disse.
Ainda no município, uma escola particular situada na área central tem orientado os estudantes em relação à necessidade de higienização. "Temos reforçado esses cuidados de manter as mãos sempre limpas, incentivando o uso do álcool em gel, falando sobre a H1N1 dentro da sala de aula, mas sem criar pânico", contou a diretora pedagógica Elisete de Oliveira e Souza Frigo.
Já em Ferraz de Vasconcelos, a disponibilização de álcool em gel para as escolas municipais ainda está sendo estudada. De acordo com a prefeitura "a pasta orientou a equipe gestora a realizar a Campanha contra o H1N1, de forma explicativa, no qual relate os sintomas e as formas de prevenir", explicou.
Em Suzano, as unidades escolares já contam com o álcool em gel para o uso dos alunos e funcionários. A orientação é manter sempre as janelas e portas abertas para que haja maior circulação de ar. Além disso, as equipes de limpeza também foram orientadas a reforçarem a higienização de corrimões e maçanetas.
As mesmas medidas estão sendo adotadas em uma escola particular situada na Vila Mazza. De acordo com a diretora da unidade, Celia Ashiuchi, uma página nas redes sociais da escola também estão sendo utilizadas como meio de orientação. "Fizemos uma campanha geral de conscientização. Instruindo que os alunos sempre lavem as mãos e utilizem o álcool em gel, entre outras ações", concluiu.
A equipe de reportagem do Dat entrou em contato com os demais municípios da região, mas eles não se posicionaram até o fechamento desta edição.