O engenheiro da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Fabiano Soares, esteve na manhã de ontem em Itaquaquecetuba para fazer uma inspeção no Córrego das Três Pontes, para verificar a atual situação e as medidas que podem ser tomadas para evitar as enchentes que vem ocorrendo na região da Vila Bartira, nas proximidades da linha férrea da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM). O pedido de providência e obras de contenção foi feito pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD) ao próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Mas, depois de vistoriar as obras na companhia de técnicos da Defesa Civil de Itaquá, do vereador Roberto Letristas (PSDB), assessores do deputado e moradores daquela região, o engenheiro explicou que iria repassar as informações para que a própria prefeitura possa elaborar um plano de trabalho e uma planilha de custos para apresentar à Defesa Civil do Estado.
"Só depois disso é que a equipe de técnicos da Defesa Civil vai poder avaliar se existe a possibilidade de realizar a obra e liberar recursos para a execução do projeto", explicou o engenheiro. Os técnicos da prefeitura esperam conseguir atender ao pedido e concluir o projeto para ser encaminhado à pasta em menos de 30 dias.
O deputado Gondim acredita que esse é o primeiro passo que está sendo dado na tentativa de acabar com o problema. "Vamos acompanhar a tramitação desse processo e esperamos que as obras sejam feitas o mais rápido possível para acabar com o sofrimento das famílias que já tiveram muitos prejuízos por conta das enchentes", disse.
No último dia 5, o deputado esteve em audiência com o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, José Roberto Rodrigues de Oliveira, para reiterar o pedido. O secretário agendou a vistoria imediatamente.