A vida de Célia Aparecida de Souza Ashiuchi foi dedicada à Educação. Ela começou aos 14 anos, dando aulas de reforço escolar, num salão improvisado no quintal da casa de seus pais. Daí em diante, sua dedicação em ensinar, coordenar e supervisionar foi intensa. Célia passou por todas as etapas da Educação, de professora de Educação Infantil a professora de cursos de especialização, de coordenadora de escolas a diretora escolar e supervisora de ensino. Hoje, mesmo aposentada, ela faz questão dar continuidade a essa missão, desta vez, dedicando-se integralmente ao Colégio Lumbini, como diretora-presidente e diretora-pedagógica: “Independente do segmento escolhido, é preciso ter amor pelo que faz, pois o ofício, em si, desgasta e faz com que a vida pessoal seja, muitas vezes, deixada de lado.”
Para auxiliá-la, estão ao seu lado Katuya Ashiuchi, com quem é casada há 38 anos, e seus dois filhos, Rodrigo, 36, que é diretor-administrativo do Colégio, e Érika Ashiuchi, 34, que atua na instituição como diretora de Eventos e Marketing. Já o seu marido, que é aposentado, cuida da parte financeira do Lumbini.
Segundo Célia, o maior desafio é acompanhar as crianças e jovens e prepará-los para o mundo. “Tracei metas na minha vida muito jovem e, rapidamente, conquistei minha independência. Hoje, olho para traz na certeza de que superei as expectativas e me orgulho das decisões tomadas”, diz. Célia, porém, não para. Ela conta que todos os anos traça objetivos. Para 2016, é ampliar as duas unidades escolares em Suzano. “Estamos começando a pensar também na terceira unidade em outro município”, revela.