Em seus dez anos de circulação, o Dat publicou matérias que marcaram a história do Alto Tietê e alteraram a trajetória de algumas cidades da região.
Desde matérias simples, sobre buracos em vias públicas e manutenção em redes de esgotos, passando por denúncias sobre problemas que resultaram na morte de recém-nascidos, até mudanças de leis importantes, como a que garante passe livre para estudantes, o jornal fez seu papel social e conquistou seu espaço entre os leitores na última década.
Entre as coberturas históricas já feitas pelo Dat, a visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Suzano para a inauguração da unidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 2010, mereceu atenção especial. Era a segunda visita de um presidente da República ao município em toda sua história. A presença do petista movimentou o meio político e atraiu muitos moradores para o Jardim Monte Cristo, onde ocorreu o evento.
De repercussão nacional, os ataques da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) em 2006 em todo o Estado também foram retratados na publicação, mas com ênfase no Alto Tietê, onde dezenas de ônibus foram incendiados e algumas delegacias atacadas, como a de Suzano, causando pânico na população.
Problemas grandes, mas rotineiros da região, como as constantes enchentes, também ganharam destaque no Dat. Poá, que é palco de inundações históricas, como as seis que aconteceram em menos de dois meses em 2010, foram relatadas ao longo dos últimos dez anos, juntamente com o sofrimento dos moradores e comerciantes afetados.
Saúde
Em 2011, o Dat revelou a morte de mais de 20 bebês na Santa Casa de Suzano em função de problemas na maternidade. Após matérias divulgando a tragédia que abalou o município, o setor foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual e precisou ser totalmente reestruturado para reabrir meses depois. O caso ganhou repercussão em todo o Estado e fez com que as autoridades locais concentrassem esforços para que a Santa Casa voltasse a realizar partos na cidade.
Meio Ambiente
Uma tragédia ambiental também ganhou grande destaque em 2012, quando foi registrada uma explosão no extinto aterro sanitário da Empreiteira Pajoan, em Itaquaquecetuba, o que causou o desmoronamento de milhares de toneladas de lixo e terra e o vazamento de litros de chorume no local.
O desastre, de grandes proporções, rendeu inúmeros processos e investigações contra um dos donos do aterro, o empresário José Augusto Cardoso Filho, o Zé Cardoso. Muitas cidades da região foram afetadas, já que depositavam seu lixo no local. O serviço de coleta ficou bastante prejudicado até que um novo destino para os resíduos fosse definido.
Passe livre
Mais recentemente, o Dat participou ativamente do processo de criação do passe livre para estudantes em Suzano. Isso porque o projeto inicial da prefeitura previa limitar o benefício da gratuidade na passagem para jovens maiores de 21 anos e de baixa renda, e a restrição não agradou os vereadores de oposição.
Com a pressão popular e da Câmara, além das matérias vinculadas no jornal, a prefeitura recuou e extinguiu os critérios, permitindo que estudantes de qualquer idade conseguissem utilizar as linhas até seus locais de estudo sem pagar o valor da passagem.