Ao longo dos dez anos de circulação do Diário do Alto Tietê, muitos leitores mirins e juvenis tiveram acesso às informações divulgadas neste veículo de comunicação que atende toda a região. O alcance a esse público que se encontra na faixa etária dos 6 aos 18 anos deve-se ao projeto Dat - Formando o Cidadão do Futuro, uma das iniciativas do Grupo Mogi News de Comunicação que vem se consolidando em todo o Alto Tietê ao aliar as notícias divulgadas diariamente no Dat ao aprendizado, ao conhecimento, a novas descobertas, novos potenciais e, principalmente, à formação cidadã dos jovens que passam pelos bancos escolares. Trata-se de um Programa Jornal e Educação (PJE), elaborado em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e secretarias de Educação, que visa ao estímulo da leitura, escrita e interpretação com o auxílio do jornal, que chega à sala de aula para auxiliar nas atividades pedagógicas desenvolvidas em atividades das mais diversas disciplinas.
A proposta segue toda uma dinâmica, que inclui formação de professores, realização de atividades com estudantes, acompanhamento de ações nas escolas envolvidas, além de eventos especiais para prestigiar o trabalho de toda a equipe, que inclui as responsáveis pelo programa, formada pela coordenadora-geral Suéller Costa e a coordenadora pedagógica Maria Rosa Mieko Takeuchi; secretários de Educação, coordenadores das secretarias envolvidas, gestores, educadores e os protagonistas de todo o processo: os alunos.
O Dat - Formando o Cidadão do Futuro, assim como o jornal Dat, completa 10 anos de atuação na região. Ao longo deste período, ele já foi desenvolvido em diversas redes de ensino, tanto municipais quanto estaduais, dentre elas as das cidades de Itaquaquecetuba, Guararema, Salesópolis e Mogi das Cruzes. Atualmente, está sendo elaborado nas redes de Biritiba Mirim e Poá.
Ao todo, o programa do Grupo Mogi News é aplicado em 35 unidades municipais, e orienta, em média, 800 educadores, que, no papel de multiplicadores, além de compartilhar tudo o que aprendem nas formações realizadas mensalmente em cada cidade, colocam as propostas em prática com os seus alunos de diversas faixas etárias. Atualmente, 13 mil estudantes, que são dos ensinos Fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), participam do projeto, e são eles que vêm mostrando a eficácia da iniciativa quando compartilham nos eventos especiais o que vêm produzindo, aprendendo e transformando por meio desse projeto.