A Secretaria de Saúde de Poá tem oferecido, com frequência, capacitações aos profissionais da área. Anteontem, aconteceu mais um curso nas dependências do Hospital Municipal Doutor Guido Guida, sendo este para treinamento de enfermeiros da rede básica para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, zika ou chikungunya, dentro do programa de coleta de teste rápido.
A pasta, que já conta e realiza estes testes rápidos para diagnóstico da dengue, tem essa preocupação em promover os treinamentos específicos, como este, que reforçou aos profissionais a realização do teste até o quinto dia de sintomas do paciente e também sobre a realização da sorologia a partir do sexto dia.
De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica, Luciana Carneiro, além da aplicação dos testes, também foi tema da capacitação os procedimentos de notificação e a importância dos mesmos em casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Russo, ressaltou que os cursos reforçam o trabalho já realizado e frisou que a cidade não registrou este ano casos autóctones de nenhuma das doenças causadas pelo mosquito, apenas cinco casos confirmados de dengue, sendo todos importados, ou seja, as pessoas contraíram em outras cidades.
Além das capacitações, a prefeitura também tem realizado verdadeiras forças-tarefas para combate ao Aedes aegypti, como mutirões em bairros.