A Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias Municipais de Obras e Segurança - Defesa Civil, já realizou vistoria no prédio que abriga o posto bancário do Santander, nas dependências do Paço Municipal, situado na avenida Brasil, 198, Centro, após a explosão e roubo aos caixas eletrônicos do banco, que aconteceu no domingo passado, por volta das 5h22. Foi constatado que a estrutura do prédio não foi prejudicada.
Os danos causados foram com relação às portas de vidro do banco e forro próximo aos caixas eletrônicos, sendo que estes dois equipamentos também foram danificados. "Aconteceu uma forte explosão e com isso um deslocamento de ar, resultando em quebras dos vidros e outros danos, porém não abalou o prédio", reforçou o secretário municipal de Segurança, Carlos Setsuo.
Sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Poá, ou seja, departamentos e Secretarias Municipais, funcionaram normalmente, uma vez que nenhum outro local foi afetado.
Em relação à ocorrência, a Secretaria Municipal de Segurança informou que o guarda civil municipal do Paço foi rendido, enquanto os bandidos realizavam o roubo. "Até mesmo após a explosão, forçaram sob ameaças, o guarda a ficar deitado no chão, porém, com a saída dos que praticaram o crime, o guarda acionou o reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, que chegaram rapidamente ao local", contou o secretário municipal de Segurança.
A pasta de Segurança ressaltou também que as câmeras de monitoramento da cidade conseguiram captar um veículo que estacionou próximo ao Paço e as imagens já foram entregues à Polícia Civil. O secretário de Segurança disse que alguns envolvidos na ação criminosa entraram pela parte da frente da prefeitura - avenida Brasil - e, assim, conseguiram render o guarda que estava na parte superior do Paço.
O chefe da pasta de segurança comentou que em períodos de pagamento deverá ser reforçada a segurança com um GCM a mais. Sobre a guarda do dinheiro do banco é de responsabilidade da própria instituição financeira.