A Prefeitura de Poá afirma que a situação de dengue no município está controlada após realizar uma força-tarefa em mais de 3.800 residências até o início deste mês de março. Apesar do número expressivo, os agentes das Secretarias Municipais da Saúde, de Serviços Urbanos (SSU) e Segurança (Defesa Civil) continuarão com as visitas até o fim de abril em mais sete bairros. O próximo a receber a ação da força-tarefa é o Jardim São José neste final de semana (12 e 13/03).
Após a cidade registrar 228 casos da doença no ano passado (136 casos importados e 92 casos autóctones), o prefeito Marcos Borges (PPS) idealizou a ação de combate ao mosquito Aedes Aegytpi que é realizada atualmente em parceria entre as secretarias, fazendo com que Poá reduzisse os índices de dengue no município.
Além das visitas casa a casa, da entrega de material explicativo e da limpeza realizada pela prefeitura nos bairros, ao longo de todo o ano, os profissionais fazem a aplicação de larvicida em córregos e de inseticida em pontos estratégicos com o objetivo de prevenção e também de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A cidade já conta com um Plano de Contingência Municipal da Dengue para englobar e colocar todas essas ações em prática.
Terrenos
Integrantes da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, têm permissão para realizar vistoria em imóveis como prédios, casas e terrenos abandonados, sem muros e construções, mesmo sem a autorização do proprietário. A notificação pode ser feita com um cartaz afixado no próprio local, e se o dono não agendar uma visita em até 48 horas, a entrada dos agentes é liberada.