A Prefeitura de Ferraz deu ultimato à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para que apresente uma solução ao problema vivido pelos moradores do Conjunto Santa Tereza, no Parque São Francisco. 
Em razão da falta de coleta e tratamento do esgoto das residências onde moram duas mil famílias, os dejetos são jogados "in natura" no Córrego das Pedrinhas, sem tratamento. O problema ocorre desde 1996 e, caso não seja tomada nenhuma providência, a administração municipal ameaça multar a empresa estatal.
Em 20 dias, o gerente regional da Sabesp, Roberto Fumio Hatakeyama, prometeu dar uma resposta à Prefeitura de Ferraz. Fumio sugeriu a instalação de uma tubulação de ferro para fazer a ligação do esgoto das casas ao tubo, para dar um destino ambientalmente correto aos dejetos recolhidos. 
"Vou cobrar e ficar no pé da Sabesp, para que o problema que se arrasta desde 1996 tenha uma solução. Não é possível que a empresa que presta serviços há tanto tempo no município não consiga dar um jeito", afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Clóvis Caetano da Silva.
Ele, junto com o secretário de Governo, Antonio Carlos Ferreira dos Santos, o Carlinhos, convocou a Sabesp para uma reunião realizada na manhã de ontem, para cobrar melhorias referentes a este assunto e no trabalho geral prestado pela empresa. 
Para o secretário de Governo, a Sabesp precisa estabelecer uma data para resolver esta questão: "Não dá para continuar assim, porque os moradores cobram e a gestão do prefeito José Izidro Neto tem pressa em dar uma resposta à população", declarou o secretário.
O secretário do Verde e Meio Ambiente acrescentou que a Prefeitura de Ferraz não pode ser responsabilizada pela "incompetência da empresa, que não tomou até o momento nenhuma iniciativa para reverter a situação".
Na reunião, outros problemas com a Sabesp foram pontuados como os PVs quebrados e esgoto vazando da Sabesp nas ruas Iijima, Tito Temporim, Dom Pedro II, Guanabara, Autonomistas com estrada do Paiol; das Indústrias e na Massato Sakai, no Parque dos Sonhos.
Segundo o engenheiro Hatakeyama, nesta época do ano aumenta em 50% o número de casos de esgoto entupido.
Os secretários convidaram a Sabesp a fazer uma ação conjunta na semana que vem com a empresa Norte Sul, que fará gratuitamente para a Prefeitura uma mostra do serviço que ela faz de limpeza nas galerias e bocas de lobo. A Sabesp foi convidada para estar junto neste trabalho e fazer uma inspeção em sua rede. O trabalho começará pela avenida Brasil, próximo ao posto Texaco.
Os secretários municipais também cobraram da Sabesp um relatório dos investimentos realizados no município nos últimos anos.