O prefeito Marcos Borges (PPS) recebeu na manhã de ontem, em seu gabinete, um grupo de professores e líderes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública de Poá (Sintep-Poá). A reunião teve como pauta o reajuste salarial e do vale alimentação.
O prefeito, por sua vez, lembrou que é preciso ter cuidado neste período de crise que o País enfrenta e explicou que quando o assunto é reajuste é necessário sabedoria, uma vez que circula no congresso o Projeto de Lei nº 366, que fixa a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) do município, podendo reduzir a arrecadação.
De acordo com Borges, o ISS representa cerca de 40% do orçamento atual e que por isso deve ser cauteloso até o fim do mandato, mas sempre buscando o melhor para os trabalhadores e munícipes. "Fui até Brasília em várias reuniões para solucionar isso que pode acabar com a nossa cidade e me preocupo em promover o melhor para vocês também, porque sei que a educação das nossas crianças está nas mãos de vocês", enfatizou.
Os líderes do Sintep disseram ao chefe do executivo que entre as reivindicações da classe, algumas já foram atendidas pela secretária municipal de Educação Sonia Regina Fernandes Afonso, já que eram questões pedagógicas. "Estamos aqui para passar algumas questões referentes ao salário dos professores da rede municipal de ensino. O que ficou decidido em assembleia do sindicato foi que o ideal, é um reajuste salarial de 27% antes do previsto, devido às condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral", frisou João Manoel de Oliveira líder do Sintep. Os professores também pediram aumento do vale alimentação, que atualmente é de R$ 250.